O empreendedorismo está crescendo cada vez mais no Brasil
O empreendedorismo está crescendo cada vez mais no Brasil. Está se tornando a primeira opção de colocação no mercado de trabalho para novos profissionais.
empreendedorismo
502
post-template-default,single,single-post,postid-502,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12,vc_responsive
 

O empreendedorismo está crescendo cada vez mais no Brasil

Empreendedor x Empregado, uma questão de perfil

O empreendedorismo está crescendo cada vez mais no Brasil

O empreendedorismo está crescendo cada vez mais no Brasil. O que antes parecia ser uma posição profissional para pessoas com grandes carreiras e conhecimento em negócios, hoje está se tornando a primeira opção de colocação no mercado de trabalho para novos profissionais. Segundo pesquisa realizada em 2015 no Brasil pelo do GEM (Global Entrepreneurship Monitor), 39,3% da população adulta brasileira está em condição de empreendedor; estima-se cerca de 52 milhões de brasileiros empreendedores. O que tem movido tantos trabalhadores abrir seus próprios negócios?

Surgiu uma ramificação no empreendedorismo brasileiro; a motivação e preparo desses profissionais. A carreira empreendedora aparenta ser formidável, afinal de contas, você não terá chefes ou sistemas empresariais, e não terá horário de trabalho estabelecido; 73% dos profissionais buscam o empreendedorismo para melhorar sua qualidade de vida devido a estas condições. Enquanto 27% buscam empreender para dar o seu melhor em uma empresa e fazê-la crescer. Essa diferença impacta o empreendedorismo brasileiro, uma vez que 60% das empresas fecham seu negócio em até 5 anos.

Empreendedores que buscam a categoria apenas para ter benefícios, se sentem insatisfeitos profissionalmente devido à falta de perfil empreendedor. O que parece ser a opção perfeita, acaba se tornando um atraso na carreira de muitos trabalhadores competentes em ambientes corporativos; o empreendedor e o empregado são bem diferentes, mas nenhum está abaixo do outro, apenas atuam em ambiente distinto.

O trabalhador autônomo precisa acreditar que seus negócios darão certo. Ter excesso de otimismo, além de autoconfiança em suas ideias e decisões são imprescindíveis. A possibilidade para erros e prejuízos são grandes, os riscos acontecem a todo momento, mas o medo não o paralisa e quando existe um fracasso, ele encara como aprendizado. O empreendedor deseja ser o protagonista de sua carreira e empresa. Embora tenha horário flexível, ausência de superiores e independência em seu modelo de negócio; a responsabilidade sobre suas decisões são bem maiores, e a falta de horário apenas possibilita a opção de trabalhar mais do que pode, ficando até tarde da noite acordado em busca de seus sonhos.

Nas empresas, o empregado valoriza o ambiente corporativo. O trabalho em equipe e quantidade de gestores preparados para consultar o empregado são grandes. Nos dias em que ele está pessimista e desanimado, as coisas não deixam de funcionar, e muitas vezes ele volta à ativa com a ajuda de seus colegas. O empregado tem a estabilidade financeira todo mês, conhece seu horário de trabalho e não tem preocupações e responsabilidades além de suas atividades. Ele foca em obter resultados e crescimento nos cargos mais altos da empresa, se tornando fonte de inspiração para os demais funcionários. Ele é competente, traz soluções a empresa e se torna um profissional indispensável.

Muitos profissionais se encontram em ambientes de trabalho que não se encaixam em seu perfil por necessidade ou oportunidade, mas isso não deve paralisa-los. O profissional deve analisar o mercado de trabalho e estabelecer objetivos da carreira com os objetivos da vida. A carreira profissional não deve ser tratada como improviso, é possível ter o trabalho dos sonhos. Planejar sua qualificação e pensar no futuro deve ser primordial na vida do trabalhador, buscando utilizar seu talento em trabalhos que lhe proporcione prazer.

Veja também:

goUP2
faleconosco@goup2.com.br
Sem Comentários

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: