Gerenciamento de custos em projetos - Saiba como se planejar
Para ter um bom gerenciamento de custos em projetos, exige recursos financeiros, seja em serviços ou materiais, e é de suma importância planejar essas finanças, para não ocorrer um revés.
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Gerenciamento de custos em projetos – Saiba como se planejar

Gerenciamento de custos em projetos – Saiba como se planejar

Você já idealizou um projeto que não coube em seu orçamento? Isso acontece na maioria das vezes, quando o superior se depara com os valores reais da execução. Muitos param por aí e desistem, outros buscam ter um gerenciamento de custos em projetos, enxergando somente o lucro. Toda iniciativa exige recursos financeiros, seja em serviços ou materiais, e é de suma importância planejar e gerenciar as finanças, para não ocorrer um revés.
Gerenciamento de custos em projetos

Gerenciamento de custos em projetos

Quais são os gastos? Devemos identificá-los como: investimentos são bens que irão beneficiar a empresa no processo produtivo ou em atividades administrativas. As despesas são gastos para manutenção de estruturas e serviços de consumo da empresa. Os custos são caracterizados como gastos na produção, como elaboração de bens ou serviços. As perdas também devem ser especificadas como gastos incorridos, como situações de roubo, inundação e incêndio com a empresa. E por fim, os desperdícios, valores desnecessários ou adicionais, que irão reduzir o lucro da empresa. Muitas empresas enxergam tudo apenas como gastos, e ao solicitarem a redução dos custos, preferem pagar o salário menor ao funcionário inferior e mais despreparado para o projeto e materiais fajutos com preços econômicos, mas acabam tendo prejuízos futuros ao se depararem com os resultados.

É necessário diversas técnicas e políticas para organizar esse gerenciamento de custos em projetos. Reuniões com a gerência e opinião de especialistas sobre custos necessários, que devem fazer parte do processo de criação do projeto. Diversas técnicas e políticas podem ser utilizadas para organizar o planejamento; a equipe pode se envolver na tomada de decisão, para se comprometer mais ainda com os gastos previstos. As negociações e análises com fornecedores podem contribuir para economia com custos necessários. A técnica de três pontos: onde devemos analisar o melhor cenário, o pior e o mais realista. Também podemos verificar projetos anteriores para analisar parâmetros parecidos, e por fim, podemos utilizar ferramentas como software para auxílio e monitoramento.

Esses e outros meios são capazes de solucionar a grande tensão de gerente. Basta incluir este processo como uma das mais fundamentais na iniciativa, e terá grandes resultados. O processo não para apenas no planejamento, também devemos determinar o orçamento, realizar o cronograma dos recursos, planejar o gerenciamento de custos e acompanhar o processos de riscos.

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