Como funciona o processo de finalização de um projeto?
Mas a verdade é que o fim do projeto pode ser uma das melhores fases, pois com o fim sempre surge um novo começo.
finalização de um projeto
987
post-template-default,single,single-post,postid-987,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12,vc_responsive
 

Como funciona o processo de finalização de um projeto?

Como funciona o processo de finalização de um projeto?

Como funciona o processo de finalização de um projeto?

Quando pensamos no fim de uma iniciativa, temos a impressão de que deu errado, por isso está sendo finalizado, não é? Mas a verdade é que o fim do projeto pode ser uma das melhores fases, pois com o fim sempre surge um novo começo. Além disso, o objetivo do projeto foi alcançado, as expectativas foram atendidas, os resultados foram positivos, e sabemos que todo projeto tem um prazo para terminar. Embora pareça simples finaliza-lo, não podemos pendurar a camisa da equipe e ir para a casa. Como todas as fases, o fim contém um gerenciamento e questões a serem consideradas.

Como funciona o processo de finalização de um projeto?

A finalização da iniciativa significa o encerramento das atividades e todos os processos de gerenciamento, até mesmo o retorno das atividades rotineiras da equipe. É necessário revisar todas as informações anteriores; como a transição do produto ou serviço, arquivo de documentos dos processos, históricos de lições que aprendemos na iniciativa, etc.

Por mais que todos os processos da ação tenham sido efetivos, conhecer a opinião do cliente ou patrocinador, é fundamental para o próximo projeto. Caso o retorno seja negativo, devemos aproveitar e acompanha-lo em cada etapa, verificando as falhas, acatando as críticas construtivas para continuar um relacionamento e melhorar no desenvolvimento do produto ou da gestão. As finalizações administrativas consistem no cancelamento de contratos, acompanhar a equipe nessa fase, dialogando de forma coletiva e individual, pode contribuir ainda mais para o crescimento profissional da diretoria. São nesses momentos que muitos brainstormings acontecem, e futuros projetos começam a ser rabiscados. O desempenho e comunicação da equipe deve ser analisada, pois em caso de necessidades futuras, trabalhar com uma equipe que já se conhece garante resultados melhores ainda.

Por fim, podemos divulgar o encerramento do projeto e arquivar todas as lições aprendidas, pois sabemos que o mesmo nunca mais será realizado. A tendência é evoluir, melhorar e executar ações melhores. Por mais simples que isso pareça, especialistas têm a formula certa para que esse processo seja positivo, como a postura para atender e ouvir todos, a organização de arquivamento, etc. O fim nem sempre é ruim, é sempre a ideia de uma nova etapa.

Veja também:

goUP2
faleconosco@goup2.com.br
Sem Comentários

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: